Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Prioridades

Começo pedindo perdão pela demora no post.
Estive muito ocupada com a prioridade da minha vida: o mestrado.
Mas como é que eu cheguei á conclusão de que esta é a prioridade?
Bem prioridade normalmente é sinônimo de tarefa mais importante.
Para alguns esta identificação é fácil, mas para outros é um tormento.
Tentando entender o porquê isso acontece me dei conta de que o que falta para as pessoas que têm esta dificuldade é uma visão global.
Sempre acreditei que para as mulheres e mães essa tarefa seria fácil, justamente porque o serviço do lar e o fato de sempre estar preocupada com a felicidade de várias pessoas (cuidando de muitos), ela teria naturalmente esta visão global. Não é assim.
Sejam mulheres, sejam homens, sejam mães, a dificuldade da visão global gera uma bagunça generalizada.
Chamo de visão global o fato de você conseguir parar por alguns minutinhos, listar todas as tarefas necessárias e rapidamente sair fazendo o que precisa ser feito primeiro. É um enxergar o todo e definir as prioridades.
Tentando esclarecer um pouco aquilo que seria prioridade, resolvi colocar por departamentos:

Em casa é prioridade:
- aquelas tarefas que demoram pra ficar prontas devem ser inciadas primeiro: comece sempre por aquilo que demora mais pra cozinhar; botando as roupas na máquina (porque leva muito tempo para secar); limpando o lugar que os outros vão querer usar na seqüência...
- aquilo que em pouco tempo dá mau cheiro.... hehehe ..... tirar o lixo é prioridade, limpar banheiro e cozinha também, ou seja, se não há muito tempo, faça aquilo que pode cheirar mau.
- manter os espaços de convivência habitáveis, pelo simples fato de que ninguém é obrigado a chegar em casa e arrumar a sua bagunça antes de poder usufruir da sala ou da cozinha (mais abaixo farei uma homenagem a pessoa e ao método q ela usou pra que eu aprendesse isso)

No trabalho é prioridade:
- as tarefas com prazo ou as que já estouraram o prazo;
- as tarefas que tem continuidade, que iniciam um processo, que devem ser seguidas por outras tarefas;
- aquelas que existem outros esperando para pegar o bastão;
- aquelas que você tem dificuldade, porque vai demorar mais pra fazer, então é bom começar o quanto antes;


Nos relacionamentos é prioridade:
- nunca julgar, sempre perguntar o que está acontecendo e porque aquela pessoa agiu daquela forma;
- nunca imaginar, supor ou prejulgar, dificilmente você entenderá o mundo de outra pessoa, pois o nosso mundo já é algo bem complicado;
- reconhecer o valor do outro, sempre que possível e merecido elogiar;
- respeitar o espaço e as limitações de cada um, ainda que para você algo pareça fácil, para outros pode ser um desafio monstro; e ainda que você queira atenção, cada um precisa de seus momentos;
- ser gentil e prestativo sempre, mas sem prejudicar as suas prioridades;
- expressar com clareza o que você sente, explicar os efeitos das ações dos outros em você e buscar juntos uma forma de que ambos se sintam melhor.

Na vida é prioridade:
- criar a sua vida feliz;
- eleger o que é mais importante para você e gastar muito tempo com isso.

Enfim, são apenas algumas reflexões, com certeza as prioridades mudam de cabeça para cabeça.
Para finalizar, a história verídica e hilária de como aprendi a respeitar o espaço comum.
Na época morava com duas amigas: Maria Helena e Maria Carminda. As duas com alguns anos a mais que eu.
A Maria Carminda já tinha uma filha maior de idade, muita experiência em morar com outros (repúblicas, etc). E sempre foi uma pessoa muito simples, dizia tudo com a maior tranquilidade do mundo.
Eu confesso que apesar do gosto pela organização, lavar a louça nunca foi um a atividade prazeirosa.
Então acontecia com frequencia de a minha louça suja permanecer na pia de um dia para o outro.
Um belo dia, cheguei do trabalho, depois de fazer hora extra até as 22h em NH, uma viagem de ônibus de 45 minutos e entro no meu quarto e sobre a minha cama estava uma bacia, com a louça que eu havia deixado na pia na noite anterior.
Quase morri de rir.... me dirigi à cozinha, a Maria Carminda estava terminando a louça da janta dela. Ela olhou pra mim e disse na maior calma: Oi Jana, libero o espaço para você em 5 minutos.
Isso se repetiu mais uma ou duas vezes. Enfim eu aprendi que aquela cozinha não era só minha e que deveria respeitar o espaço da Maria Carminda.
Funcionou. Terapia de choque comigo sempre funcionou.
Confesso que me tratar com carinho faz com que eu deite e role..... hehehehe
Para finalizar:
Mamãe, aquela que me ensinou a cuidar de tudo e todos, a ver tudo o que falta fazer, e fazer como uma formiguinha...... aqui em momento de folga da dupla, bolinho de bacalhau e Malzbier... porque ninguém é de ferro e todo mundo merece!!

Um comentário:

  1. Ah! minha princesinha...! Senti uma dor no coração ao ler seu blog... Onde estava mamãe que não a esperava com a sopinha pronta - gostosa e quentinha - e um colo para descansar?!!!!
    Ora, ora, minha pekena sereia decidiu crescer rápido e ... sozinha!!! Ainda bem, porque agora essa mulher maravilhosa, competente, comprometida, doce, amorosa e dedicada, preenche os corações de seus amigos e familiares com um sorriso encantador... Adoro a sra, dra...

    ResponderExcluir