Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

O que você quer?

Um dos grandes problemas de organização começam quando você não sabe exatamente onde quer chegar.
Sem objetivo e foco, fica difícil fazer acontecer.
A maioria de nós tem metas: ser feliz, ter casa própria, ser rico, estabilidade familiar e no trabalho.
Só que até chegar lá no fim, você vai ter que percorrer vários quilômetros de estrada. São os passos, os degraus, que levarão ao final feliz. 
O que você precisa saber é quais são esses degraus. Para que você não suba a escada toda e ao chegar lá descubra que não era exatamente essa escada a que você pretendia subir.
Então temos que começar a especificar: feliz como, quando, onde, com quem, com o quê... qual casa, de que tamanho, em que bairro, rua, de que tipo, com ou sem jardim, com ou sem sacada...... rico quanto, como, ser apenas ou manter-se?, rico de que.....qual família, quem, quantos, mãe, amigos, esposa, filhos, cachorro, papagaio..... qual trabalho, quantas horas, que salário, em que área, em quais empresas, em qual cidade....
Enfim, a partir do momento em que você sabe que a casa propria é um duplex, em um bairro calmo de Porto Alegre/RS, você já sabe quanto dinheiro vai precisar economizar. Com esse dado em mente, todas as vezes que você pensar em gastar, lembrará da sua meta e optará novamente pelo seu sonho que está se tornando realidade. Ou seja, a cada opção por economizar para comprar aquele imóvel determinado você está subindo um degrau da escada certa.
Mas isso passa pela definição e especificação do seu objeto/ objetivo. Você precisa saber exatamente onde quer chegar.
Não adianta prometer todos os dias 31 de dezembro que no próximo ano você se tornará mais paciente, se a cada situação de stress você explode.
Na verdade você precisa saber o que quer e a partir daí agir com total consciência de que a cada minuto age para que isso se concretize.
Se a meta é o emprego Y, procure saber os requisitos e começar ainda hoje a estudar, desenvolver as habilidades necessárias, e galgar os degraus que estão ao seu alcance. Não adianta ficar pensando que você precisaria fazer algo e que vai demorar. Levante o glúteo e mãos à obra. Vai custar, vai dar trabalho. Mas ande até onde você consegue hoje, e fique de olho.
O fato de saber exatamente o que você quer faz com que você descubra logo por onde começar, com que você se apaixone e consequentemente trabalhe a favor disso.
Como dizem por aí: não basta querer, você tem que fazer por merecer.
Para aqueles que acreditam em "energias", ao dedicar tempo e pensamentos para construir seus passos certeiros, você está atraindo a energia e força necessária para dar os próximos.
Para aqueles que acreditam na prática, se as pessoas te vêem fazendo algo pra chegar lá, sempre vão lembrar de alguém que pode ajudar, ou de algum lugar onde viram a informação que você precisa. 
Enfim, o universo vai conspirar a seu favor, porque você demonstrou que está fazendo a sua parte.
E acreditem, a maioria das pessoas não sabe para onde está indo. Alguns até sabem para onde vão, mas não sabem exatamente como chegar.
O importante é não parar de sonhar, nem de andar.
Let's do it! Vamos fazer isso! 
Reparem até a expressão acima é específica: o it/isso refere-se a algo determinado.
Então, assuma o controle da sua vida.
Quer carona? Vai pra onde??

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Explosão de idéias ou falta delas

Existem dois tipos de pessoas que suplicam por organização: os que não param de ter idéias e os que não tem idéias.
Em qualquer das situações é necessário que haja muita organização e disciplina para que as coisas aconteçam de forma eficiente.
Vários são os métodos para que isso ocorra, mas um dos que auxiliam ambos os desesperados é o brainstorm. Vejam o link na barra lateral para entender melhor o conceito.
Em linhas gerais, significa colocar no papel algumas idéias e a partir delas ir trabalhando. Pode ser feito individualmente ou em grupo. Pode servir para criação de algo ou apenas para facilitar a organização.
Vamos ao exemplo: um aniversário que se aproxima. O aniversariante não sabe o que fazer.
Gosto de colocar a palavra no meio da folha e abrir seções ao redor, formando o desenho de um sol.
Então você coloca no centro do sol, o circulo pequeno no meio da folha, o seu problema: aniversário.
Entre os raios você começa a colocar os ítens relacionados: data, convidados, convites, local, horário, buffet (bolo?), bebidas, lembrancinhas, lista de presentes....
Enfim, você lista tudo o que implica um aniversário. Você pode subdividir as divisões.
O fato de escrever faz com que você tenha mais facilidade de lembrança e controle dos itens que ainda não concluiu.
Você pode utilizar esse método para planejar férias, organizar suas tarefas rotineiras na empresa, planejar um novo empreendimento ou projeto, agilizar seus estudos, criar algo novo com ajuda da sua equipe, analisar todos os aspectos pros e contra de um projeto.
A idéia é coletar o maior numero de informações possível. Depois de analisar tudo você começa a descartar o que não precisa mais.

domingo, 13 de junho de 2010

A ordem das coisas

As pessoas organizadas normalmente já possuem seus padrões: ordem de cor, ordem alfabética, do maior para o menor..... 
Mas a foto acima nos mostra que há beleza em diversos padrões. Na verdade não há um único padrão, o que vale é encontrar o que é mais adequado a você.
Uma rosa lilás pode ser adulterada para alguns ou maravilhosa para outras. Dois miolos podem ser aberrações ou milagres.
O que pretendo aqui é tentar ajudar, sugerir e não dar receitas de bolo. Claro que para alguns os meus padrões ou reflexões servirão como uma luva, mas para outros pode parecer deslocado.
Enfim, procure tirar proveito, use o que for possível, inspire-se e corra atrás do que você quer!