Existem dois tipos de pessoas que suplicam por organização: os que não param de ter idéias e os que não tem idéias.
Em qualquer das situações é necessário que haja muita organização e disciplina para que as coisas aconteçam de forma eficiente.
Vários são os métodos para que isso ocorra, mas um dos que auxiliam ambos os desesperados é o brainstorm. Vejam o link na barra lateral para entender melhor o conceito.
Em linhas gerais, significa colocar no papel algumas idéias e a partir delas ir trabalhando. Pode ser feito individualmente ou em grupo. Pode servir para criação de algo ou apenas para facilitar a organização.
Vamos ao exemplo: um aniversário que se aproxima. O aniversariante não sabe o que fazer.
Gosto de colocar a palavra no meio da folha e abrir seções ao redor, formando o desenho de um sol.
Então você coloca no centro do sol, o circulo pequeno no meio da folha, o seu problema: aniversário.
Entre os raios você começa a colocar os ítens relacionados: data, convidados, convites, local, horário, buffet (bolo?), bebidas, lembrancinhas, lista de presentes....
Enfim, você lista tudo o que implica um aniversário. Você pode subdividir as divisões.
O fato de escrever faz com que você tenha mais facilidade de lembrança e controle dos itens que ainda não concluiu.
Você pode utilizar esse método para planejar férias, organizar suas tarefas rotineiras na empresa, planejar um novo empreendimento ou projeto, agilizar seus estudos, criar algo novo com ajuda da sua equipe, analisar todos os aspectos pros e contra de um projeto.
A idéia é coletar o maior numero de informações possível. Depois de analisar tudo você começa a descartar o que não precisa mais.
Na Pleura!! rsrs
ResponderExcluirJanaína minha querida. Adorei sua iniciativa em criar um blog para organizar a vida dos desorganizados, descomplicar o complicado, simplificar o complexo. Parabéns mesmo pela iniciativa.
Hoje em dia o mundo nos fornece tanta informação e acesso tão fácil à ela que uma vez que a informação vem caindo no nosso colo, acabamos por nos perguntar: "E agora? O que eu faço com isso???"
Antigamente quando não tinhamos acesso a tanta informação tinhamos duas escolhas: ou ignoravamos a informação e buscavamos outra coisa na vida ou desenvolvíamos a pouca informação que estava disponível, COLOCANDO TUDO EM PRÁTICA.
Como os tempos hoje são de vacas gordas com relação a informação, precisamos nos tornar especialistas em separar o joio do trigo. Ai entra o Brainstorm.
Num mundo onde tudo chega a nós mastigado, temos na verdade preguiça de ruminar e desenvolver a informação. Àqueles que aplicam o "Sistema Toyota" ou o "Cinco 'S'" na prática, acabam se tornando vencedores por aprender aquilo que hoje em dia está cada vez mais raro: a Disciplina.
Queria agradecer pela paciência em ler até aqui e mais uma vez dar-lhe os parabéns pela iniciativa. Fique sabendo que pessoas como você é que fazem a roda do mundo girar!
Beijos, tudo de bom para vc!
Com carinho,
Márcio
Jana!!!!
ResponderExcluirVou ser repetitiva, mas azar: adorei a ideia do blog!
Eu sou testemunha das tuas boas ideias. Inclusive, devo confessar que adotei o "check list" pras escrituras aqui do cartório. Com as devidas adaptações, claro.
Enfim, terás em mim uma leitora super assídua.
Beijão