"A face de um velho amigo é como um raio de sol entre as escuras e sombrias nuvéns" - Abraham Lincoln.
É para fraseando este famoso e importante personagem da história que eu inicio a escrita desta mensagem - destinadas aos amigos, em todos os lugares. Com carinho é que o faço e, desde já, peço perdão pela, talvez, demasiada longa extensão deste textinho. Digo que são palavras vindas do coração, o que conta muito para mim pela força e sensações que elas despertam e que são direcionadas aos que eu considero meus amigos. Assim é pelo fato de que, muito embora as palavras possma não dizer o que o coração sente, fazem sentir o que o coração diz.
De início, é importante saudar meus amigos primeiros (ou devo dizer, primeiro amigos?) - aqueles que, com "A", são fontes inifinitas e destinos constantes do meu amor - meus pais e irmã, que, desde cedo, foram os vetores do amigo que eu já sou e que pretendo ser no futuro.
Retomando a frase de Lincoln, com a qual comecei este 'textinho'... "a frase de um velho amigo é como um raio de sol entre as escuras e sombrias nuvéns". Essa é uma verdade. Mas, questino: será absoluta??? Eu mesmo tento responder: creio que não!
Começando a impugnar a célebre frase - como bom advogado que sou (modéstia á parte, amo o que faço mesmo!), nos limites em que ela, fora do contexto e simplesmente analisando a frase isoladamente, deixo as seguintes perguntas retóricas:
Será que somente a face é esse 'raio de sol'?
É, realmente, preciso vê-la (digo, a face do amigo)?
Será que o dito amigo tem de ser 'velho' (claro, aqui referindo ao sentido de amizade de longa data)?
As respostas, no meu caso, (cada um tem dirieto a ter as suas, ok?) são sim e, não!
Como assim - pode, o leitor, estar se perguntando? Hehehehehehehe, ....parafraseando uma grande amiga minha, "simples assim!"
Sim, porque, um amigo (ou amiga) de muito tempo traz evocações maravilhosas daquilo que essa amizade representa e de todo o carinho que, com ela, se desenvolveu.
Não, porque não só o 'velho amigo´é o tão improtante 'raio de sol'.
Toda e qualquer amizade, desde que sincera, é maravilhosa. Não importa, pois, se ela é 'nova' ou 'velha'; se ela é 'alimentada' ou não (embora, penso eu, devesse sê-lo o tempo todo); se ela é do estilo de 'contato diário', ou; mesmo, se ela é daquelas que, duas ou mais pessoas amigas, estão longe e passam anos sem se ver...talvez, meses, sem se falar. Noutra paráfrase, do ilustre Fernando Pessoa: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Não... amizade é AMOR. àqueles que estão com um leve sorrido nos rostos ou mesmo me achando bobo (o que é de direito, embora uma total e absouta inverdade...hehehehehehehe), reafirmo, sem medo: amizade é amor... um tipo "sui generis" de amor; daqueles que nos faz bem pelo simples fato de existir.
Falando por mim, seria, eu, um homem muito infeliz e triste se eu não pudesse ter os amigos que tenho, bem comoa capaidade de fazer novos amigos. Penso, até, que mais importante que ter amigos, é SER amigo dos amigos que tenho e que encontrei pela vida, além daqueles que virei a ter pela caminhada da vida. A todos estes, presentes, passados e vindouros, bem, fica minha promessa de tentar ser o melhor amigo que eu puder ser e de tentar presevar nossa amizade por toda a vida., a cada dia dela.
Sou um amigo, ao menos me considero (o julgamento final não é meu, por óbvio), que procura fazer parte da vida daqueles que eu considero. Comsigo, por certo, bem menos do que eu gostaria, pois a correria da vida impede d'eu estar onde quero e com quem quero. Ainda que não impedisse, seria difícil eu estar, simultaneamente, em Boa Vista (RR), em Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS), montenegro (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e em vários outros lugares que compõem esse mundão de Deus. Eu bem que gostaria, ...ah, se gostaria.
E, confesso, além de fazer menos que eu gostaria, faço pouco. tenho amigos com quem não falo há uma "pá de tempo". Mesmo tendo às mãos as maravilhas da informática atual, fica difícil. Contudo, sem hipocrisia, digo que os tenho, todos, em meu coração.
E, confesso, além de fazer menos que eu gostaria, faço pouco. tenho amigos com quem não falo há uma "pá de tempo". Mesmo tendo às mãos as maravilhas da informática atual, fica difícil. Contudo, sem hipocrisia, digo que os tenho, todos, em meu coração.
Aqueles com quem eu não consigo falar (escrever, teclar e etc...), trago-os em meu pensamento; os tenho em minhas orações e, de minhas orações, então, reafirmo que os guardo dentro do meu coração...então o ciclo se (re)inicia. A verdade é que, embora não consiga sempre estar, ou me fazer, presente junto destes amigos, eles são muito importantes para mim; são parte de mim.
Falei que a amizade era, então, uma forma de AMOR, e, se é assim, é importante dizer que amo meus amigos, cada um à sua maneira, cada umcom suas coisas, cada um como é...amor, meus caros, não é uma coisa fechada, acabada, completa, concreta... amor, se cria, se cultiva, se reiventa e assume diversas formas de ser, de acontecer. E o mais importante disto tudo: pode ser sentido de longe, numa espécie de 'elo mágico' que liga um extremo (onde está o emissor) ao outro (onde está quem recebe esse amor) num instante.
Dessa forma, quero, neste momento especial, dizer que amizade, e, por conseqüência, é algo mágico, pois, o amor de amigo é forte e, sendo sincero, rompe barreiras - e, barreiras da realidade -, burlando qualquer lei da física, a lógica das coisas, permitindo que várias pessoas possam estar pertinho umas das outras pelo simples "pensar"; pelo simples sentir (não tão simples assim, para alguns).
Isso tudo não quer dizer que a amizade, como o amor, seja algo perfeito, magnânimo o tempo todo. Nada disso: amigo, sim, conversa, tem mau-humor, briga, se chateia e etc...ma,s amizade, em sendo amor, perdoa. Em mais uma paráfrase, desta vez, citando François de La Rochefoulcaud, "perdoa-se na mesma medida que se ama". Alguns dos meus melhores amigos sabem disso, pois já tivemos algumas 'rusgas' por coisas da vid,a por imaturidade e por diversas outras causas. O importante, disto tudo, é não deixar de ter carinho e deixar que este mesmo carinho permeie o ser, apra transformar aquela sensação chata da desavença em uma coisa melhor...mais perto do que realmente significa a amizade. amizade, repito, é amor e, como o mais famoso tipo de amor, tem briguinhas (para dar um 'temperinho').
Ah...já ia esquecendo de falar da saudade...O que ela tem a ver com amizade? Tudo. Pelo meno, no que toca ao lado bom da saudades. Saudade, como as coisas em geral, tem seu lado bom. Se por um lado, temos o lado ruim de não pdoermos ficar do lado/ao lado dos amigos pelo tmep oque gostaríamos, por outro, a saudade - nestes casos - serve para significar que estivemos pertinho dos amigos (destes amigos especiais), e que esse período perto foi tão bom que deixou uma lembrança gostosa, boa e a vontade de querer repetir a dose... Repetir as conversas sinceras, e, por vezes complicadas/pesadas, mas, nas quais abrimos o coração e nos expomos, sem medo de sermos felizes e dizendo o que REALMENTE pensamos, para algúem. Isso deixa a saudade...
... saudade dos mates nos parques de POA/RS, sentado à grama;
... dos passeios de bicicleta por BV city (RR), lá pelos seus 15/16 anos, em boa companhia - conversando e dividindo dúvidas sentimentais, conflitos e sonhos de 'como será o meu futuro e a vida de adulto';
... as saídas noturnas, só para sentarmos na Praça Barreto Leite (novamente em BV/RR, onde cresci), par aouvir rádio, conversar e escalar a escultura da índia - rindo muito;
... ir até o Rio Caçarí (BV-RR), seja de bike e de fusca, para tomar banho de rio, conversar e curtir o sol;
...ir conhecer a cidade e a família de um amigo, ainda que meio sem jeito de chegar e/ou saber com se portar na primeira vez;
... coisas de faculdade - picardias estudantis, confusões, TCC's, aulas, amizade, superações e efins;
... confissões difíceis, parte do crescimento e do amadurecimento, antes impronunciáveis de tanta vergonha;
... nascimento da sua primeira sobrinha e de filhos de amigos que, memso não sendo presenciados, te fazem vibrar, chorar de emoção e agradecer por ter dado tudo certo;
... as jantinhas semanais nas quais a gente troca idéia, ainda que nem sempre conexas;
... encontros causais, desperetensiosos e que são smepre, por isso mesmo, muito gostosos;
... a alegria de ver um(a) amigo(a), que vc considera como um9a) irmão(ã) de coração, casar e vc ter a honra de poder ser um dos padrinhos;
... todas as 'indiadas' que seus amigos fazem para ir ao seu aniversário no interior, aind aque caia chuva e faça muito frio (os meus maigos estão com a carteirinha da FUNAI cheinha, cheinha...);
... os momentos soltos e leves de alegria... Enfim, o tipo de coisa que amigo faz e vive com/por vc, típica dos bons sentimentos, do amor e próprios da amizade...coisas que marcam e dão saudade - essa "pedra de gelo que cai sobre o coração para conservar a lembrança daquilo que a gente quer", como diria Rogaciano Leite.
Coisas para serem guardadas n'alma!!! E, pelas quais deve-se agradecer sempre.
Isso tudo eu digo para agradecer por ser amigo de algúem, pelos amigos que tenho e, para aqueles que, com o passar do tempo, erão - espero - cada vez mais -, meu amigos. Bênçãos na minha vida; a família que "Papai do Céu" nos permite encontrar por aqui, além da nossa própria.
Esse singelo texto, que não tem pretensão alguma que não seja a de celebrar a amizade, é dirigido a todo aquele que o lê com os 'olhos do coração', àqueles que têm amigos e que os amam - tanto quanto eu amo os meus.
Que as amizades, na vida de todos, cresçam, se fortaleçam e se multipliquem, por todo o tempo que há de vir... Que haja, sempre, amigos presentes na sua vida; pertinhos de vc (ou, ainda que fisicamente longe, ligado pelo carinho).
Obrigado, por fim, aos meus amigos e amigas. Pela amizade que temos e pela alegria de poder, assim, permitirem/possibilitarem que eu expresse o meu carinho. não cabe apenas ressaltá-lo nas vezes que nos vemos. Faço isso, então, na forma deste texto, conclamando àqueles que também têm amigos especiais, ao ler este texto, a fazer o mesmo - nas mais variadas formas. usem a criatividade para tanto. Sendo sincero, está valendo!!!
Sou um tanto quanto impulsivo, os que me são amigos, sabem bem do que falo. não gostaria de esperar até a próxima vez em que reeencontrasse amigos para dizer o que acima foi exposto. Esperar para que, se nessa vida corrida, a gente acaba 'entalacrando' uma coisa na outra e, acaba, por vezes (muitas vezes mesmo!), deixando o importante para depois?
Vai, desse jeito, a mensagem..."simples assim". Quintana, já dizia que "maravilhas nunca faltaram ao mundo; o que falta é a capacidade de senti-las e admirá-las" e, desta forma, fazendo dele as minhas palavras, espero que isso sirva como uma 'ode' à amizade - a todas as amizades, que merecem, acredito eu, serem sentidas e admiradas.
Victor Hugo já enaltecia a quintessência da amizade, posto que também de cunho espiritual, ao afirmar que "o espírito se enriquece com aquilo que recebe [...]". Digo eu, sem pretensão de me sobrepor ao literário, que, se é assim, no que toca á amizade, que, por sua vez, o coração se enriquece com aquilo que dá. Ofereço, novamente, minha amizade, em renovação, e digo que, a cada dia (não apenas no dia 20.07, 'dia do amigo'), devemos celebrar a amizade...vivê-la...sermos felizes.
Simples assim!!!!
Já que comecei com uma paráfrase, termino como utra - bem mais adequada (penso eu), dramática e impactante: "A boa amizade é para o homem o que a água pura é para o beduíno sedento" - Malba Tahan (autor de "O homem que calculava").
Abraços carinhosos
Cris Bornéo
... as jantinhas semanais nas quais a gente troca idéia, ainda que nem sempre conexas;
... encontros causais, desperetensiosos e que são smepre, por isso mesmo, muito gostosos;
... a alegria de ver um(a) amigo(a), que vc considera como um9a) irmão(ã) de coração, casar e vc ter a honra de poder ser um dos padrinhos;
... todas as 'indiadas' que seus amigos fazem para ir ao seu aniversário no interior, aind aque caia chuva e faça muito frio (os meus maigos estão com a carteirinha da FUNAI cheinha, cheinha...);
... os momentos soltos e leves de alegria... Enfim, o tipo de coisa que amigo faz e vive com/por vc, típica dos bons sentimentos, do amor e próprios da amizade...coisas que marcam e dão saudade - essa "pedra de gelo que cai sobre o coração para conservar a lembrança daquilo que a gente quer", como diria Rogaciano Leite.
Coisas para serem guardadas n'alma!!! E, pelas quais deve-se agradecer sempre.
Isso tudo eu digo para agradecer por ser amigo de algúem, pelos amigos que tenho e, para aqueles que, com o passar do tempo, erão - espero - cada vez mais -, meu amigos. Bênçãos na minha vida; a família que "Papai do Céu" nos permite encontrar por aqui, além da nossa própria.
Esse singelo texto, que não tem pretensão alguma que não seja a de celebrar a amizade, é dirigido a todo aquele que o lê com os 'olhos do coração', àqueles que têm amigos e que os amam - tanto quanto eu amo os meus.
Que as amizades, na vida de todos, cresçam, se fortaleçam e se multipliquem, por todo o tempo que há de vir... Que haja, sempre, amigos presentes na sua vida; pertinhos de vc (ou, ainda que fisicamente longe, ligado pelo carinho).
Obrigado, por fim, aos meus amigos e amigas. Pela amizade que temos e pela alegria de poder, assim, permitirem/possibilitarem que eu expresse o meu carinho. não cabe apenas ressaltá-lo nas vezes que nos vemos. Faço isso, então, na forma deste texto, conclamando àqueles que também têm amigos especiais, ao ler este texto, a fazer o mesmo - nas mais variadas formas. usem a criatividade para tanto. Sendo sincero, está valendo!!!
Sou um tanto quanto impulsivo, os que me são amigos, sabem bem do que falo. não gostaria de esperar até a próxima vez em que reeencontrasse amigos para dizer o que acima foi exposto. Esperar para que, se nessa vida corrida, a gente acaba 'entalacrando' uma coisa na outra e, acaba, por vezes (muitas vezes mesmo!), deixando o importante para depois?
Vai, desse jeito, a mensagem..."simples assim". Quintana, já dizia que "maravilhas nunca faltaram ao mundo; o que falta é a capacidade de senti-las e admirá-las" e, desta forma, fazendo dele as minhas palavras, espero que isso sirva como uma 'ode' à amizade - a todas as amizades, que merecem, acredito eu, serem sentidas e admiradas.
Victor Hugo já enaltecia a quintessência da amizade, posto que também de cunho espiritual, ao afirmar que "o espírito se enriquece com aquilo que recebe [...]". Digo eu, sem pretensão de me sobrepor ao literário, que, se é assim, no que toca á amizade, que, por sua vez, o coração se enriquece com aquilo que dá. Ofereço, novamente, minha amizade, em renovação, e digo que, a cada dia (não apenas no dia 20.07, 'dia do amigo'), devemos celebrar a amizade...vivê-la...sermos felizes.
Simples assim!!!!
Já que comecei com uma paráfrase, termino como utra - bem mais adequada (penso eu), dramática e impactante: "A boa amizade é para o homem o que a água pura é para o beduíno sedento" - Malba Tahan (autor de "O homem que calculava").
Abraços carinhosos
Cris Bornéo
PS: Sou advogado, militante, especialista em direito do tributário. Característica mais importante, em questão: sou amigo da Jana, leal e sincero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário